ConcelhosSociedade
Em Destaque

Município de Alijó aposta na construção de ETAR biológicas

Município de Alijó aposta na construção de ETAR biológicas

Integrado no seu plano de reestruturação das infraestruturas de saneamento básico do Concelho, o Município de Alijó decidiu avançar com a construção de oito novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), tendo optado na sua maioria pelas chamadas ETAR biológicas que assentam numa tecnologia inovadora denominada ilhas flutuantes de cortiça. O total do investimento é superior a 1,8 milhões de euros.

Tendo em conta as atuais necessidades em termos de tratamento de águas residuais, a solução escolhida vai permitir diminuir o consumo de energia e melhorar a eficiência das ETAR, tornando-as ecologicamente mais sustentáveis, com a vantagem acrescida de exigir menos manutenção.

Este sistema será implementado nas novas ETAR de Carlão, Francelos, Pegarinhos, Ribalonga, Santa Eugénia e Vilar de Maçada. Estão também em construção duas ETAR compactas em Vale de Mendiz e em Souto Escarão.

De ressalvar que estas ilhas flutuantes consistem em plataformas de cortiça modulares que permitem o crescimento de plantas à superfície da água, que poderão depois ser replantadas em jardins públicos.

Estas intervenções representam um forte investimento num serviço público de caráter estrutural, essencial ao bem-estar geral, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative o Ad Blocker neste site