ConcelhosSociedade
Em Destaque

PRIMEIROS ANOS DE AVIDA, A NOSSA PRIORIDADE | SEMINÁRIO JUNTOS OITENTA PROFISSIONAIS

Decorreu no Auditório Municipal do Peso da Régua, o Seminário subordinado ao tema “Primeiros Anos – A nossa Prioridade”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Peso da Régua e o Município do Peso da Régua, através do Conselho Local de Ação Social | Rede Social.
Na sessão de abertura, Maria José Lacerda, Vice-Presidente da Câmara Municipal congratulou-se com o elevado número de participantes, o que denota a importância da aquisição de competências, capazes de garantir uma intervenção mais eficaz.
Pedro Lopes, Presidente da CPCJ, colocou o enfoque na importância dos primeiros anos e da intervenção junto das famílias, por forma a ser possível inverter o rumo de situações disfuncionais, que comprometem a felicidade do individuo e das famílias.
O primeiro painel centrou-se na importância do trabalho em rede, fundamental para garantir que os diferentes serviços se articulam entre si, por forma a darem resposta eficaz às necessidades identificadas junto das crianças e das suas famílias. A intervenção precoce é mais do que intervir cedo. Os primeiros anos são de grande vulnerabilidade, o que exige dos Técnicos uma capacidade premente para promoverem competências junto das crianças.
“O olhar das entidades com competência em matéria de infância e juventude na Primeira Infância” foi o tema do segundo painel, no âmbito do qual foi ressalvada a importância do acolhimento e da vinculação na primeira infância, sublinhando que por mais nódoas negras emocionais que as crianças carreguem é possível modificar essa realidade, promovendo a transformação interior de cada uma delas e, por conseguinte, o seu futuro.
Ao longo do dia, cerca de oito dezenas de profissionais partilharam experiências, que, certamente, lhes permitirão ter um desempenho melhor e ajudar a que as crianças cresçam com os seus direitos plenamente assegurados. É na união, resultante do trabalho em rede, que reside a eficácia da resposta a que as crianças têm direito.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative o Ad Blocker neste site