ConcelhosRegiões

Presidente da Assembleia da República visitou Espaço Armanda Passos no Museu do Douro

O Espaço Armanda Passos é uma homenagem à Mulher duriense

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, visitou no sábado, 23 de julho, o Museu do Douro. “Um amável convite da direção do Museu para conhecer o Espaço Armanda Passos”, referiu Santos Silva.

A pintora, natural do Peso da Régua, é uma das artistas representadas nos corredores da Assembleia da República, “onde existe pelo menos uma pintura doada por ela”, lembrou o presidente da Assembleia destacando a generosidade da artista plástica “que para além da sua atividade profissional gostava de oferecer as coisas dela e, esta doação que fez ao Museu do Douro é absolutamente única, e acho que a solução encontrada para este espaço é belíssima”.

O Espaço Armanda Passos é uma homenagem à Mulher duriense e à obra emblemática desta artista, uma das grandes referências nacionais e internacionais ao nível das artes plásticas. A coleção é composta por 83 obras, entre desenhos a tinta-da-china, guaches, óleos, gravuras e serigrafias.Nesta visita, Santos Silva realçou também a importância do Museu do Douro na região: “um dos poucos Museus do Território”. Sublinhou o facto do Museu do Douro se consagrar nesta região e “aquilo que a tipifica é ser uma paisagem criada pelo Homem, pelas pessoas. É uma paisagem Humanizada e, vendo a exposição permanente, percebemos bem o que é esta região, desde o ponto de vista geológico e da longa duração da história, que nos leva até às gravuras do Côa, até à constituição da Região Demarcada, a primeira Região Demarcada e Regulamentada do Mundo no século XVIII, e à exploração da região no sentido de criar aqui um dos ecossistemas mais interessantes que o país tem e que é absolutamente único no espaço mundial”, referiu.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative o Ad Blocker neste site