Serviços/NegóciosVinhos

Cockburn’s: Maiores caves de vinho
do Porto voltam a receber visitas

Com provas e piqueniques no pátio, a Cockburn’s integra, ainda, uma das últimas tanoarias em atividade das caves de vinho do Porto

Estão novamente abertas as portas daquelas que são as maiores caves de vinho do Porto da zona histórica de Vila Nova de Gaia: as Caves Cockburn’s. O Centro de Visitas, detido pela família Symington, volta, assim, a promover visitas guiadas, variadas provas de vinho do Porto, piqueniques no pátio com produtos tradicionais, e, ainda, a possibilidade única dos visitantes conhecerem a arte da tanoaria, com os mestres tanoeiros que trabalham diariamente no local.

Uma viagem na história de uma das marcas de Porto mais irreverentes.
Sendo uma das casas de vinho do Porto mais reconhecida no setor, a Cockburn’s tem gravado no seu ADN a “arte de fazer diferente”. A visita guiada vai dar a conhecer a história da marca, com alguns registos, datados de 1930, de John Henry Smithes – figura conhecida como o cowboy do Douro, que desafiou algumas “regras” da produção de vinho do Porto e que permitiram à Cockburn’s o seu crescimento e reconhecimento. Os visitantes vão ter também a oportunidade de saber mais sobre a família Symington, assim como algumas das particularidades sobre o terroir do Douro.

Durante a visita é ainda possível conhecer o armazém, o maior da zona histórica de Vila Nova de Gaia, que comporta 6.518 pipas de vinho do Porto em estágio, assim como o equivalente a 10.056 pipas em balseiros, que permitem manter o tradicional envelhecimento em cascaria de carvalho avinhada. É também possível assistir ao trabalho realizado por uma equipa completa de sete mestres tanoeiros, que empregam as mesmas técnicas e ferramentas dos seus antepassados, e garantem todas as operações de manutenção e reparação dos cascos e pipas que armazenam os vinhos da família Symington.

Provas de vinhos harmonizadas com chocolates ou queijos DOP
Depois da visita, chega o momento da prova. Com várias degustações disponíveis, a partir de 15 euros (estando a visita sempre incluída no valor da prova), o Centro de Enoturismo sugere na sua reabertura uma degustação premium, com pairing com chocolate. A prova 3 Portos 3 chocolates – disponível por 23 euros – harmoniza os vinhos Cockburn’s Fine White, Tawny 10 anos e um Vintage Quinta dos Canais com os paladares de três bombons escolhidos criteriosamente para o momento.

Na Sala John Smithes, há ainda a possibilidade, por exemplo, de se realizar uma prova com uma seleção de queijos e três vinhos do Porto Vintage da casa Cockburn’s. Na degustação, os visitantes têm a possibilidade de provar o Cockburn’s Quinta dos Canais Vintage com queijo de ovelha Nisa DOP, o Cockburn’s Vintage 2007 harmonizado com queijo de vaca S. Jorge DOP e, ainda, o Cockburn’s Vintage 2011 com queijo de cabra Beiralacte. A prova está disponível pelo valor de 50 euros.

Piqueniques de volta ao pátio
Para os visitantes que não dispensam um bom petisco, o solarengo pátio da Cockburn’s continua a ser o espaço ideal para um piquenique. O menu inclui uma variedade de iguarias, como pão rústico, presunto, queijo do Alentejo, azeitonas biológicas, paté de atum, fruta e até chocolate com recheio Cockburn’s Special Reserve, entre outros petiscos. Para acompanhar, o cesto integra dois copos de Altano Douro DOC, assim como dois cálices de Cockburn’s Special Reserve. O valor para duas pessoas é de 32 euros, havendo ainda a possibilidade de o piquenique ser adaptado apenas para uma pessoa (por 20 euros), estando também disponível um menu infantil (12 euros). Sublinhe-se ainda que há um menu de piquenique vegetariano (19 euros por pessoa), que inclui, entre outras iguarias, opções como pão rústico, azeitonas biológicas, fatias veganas, húmus e tomate cherry.

Atividades para toda a família
A pensar nas famílias – dois adultos e duas crianças – que querem usufruir de um dia nas Caves Cockburn’s, o espaço criou um guião adaptado para captar a atenção dos mais novos, reservando ainda um momento de “prova” especial com sumo, enquanto os adultos usufruem das suas degustações. O valor da entrada dos mais pequenos será de três euros, havendo um desconto de 10 por cento para os adultos. Está também pensado um menu de piquenique especial para família, pelo valor de 35 euros.

As Caves Cockburn’s estão abertas das 09h30 às 18h, com a última visita a ser admitida às 17h30. As marcações das visitas podem ser feitas através do site www.cockburns.com ou dos contactos cockburnslodge@cockburns.com, 913 007 950.


Sobre a Symington Family Estates
Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão de produzir vinhos, em especial vinhos do Porto, de elevada qualidade com o seu forte compromisso com a região e as suas pessoas. Hoje, dez membros da família Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de vinho do Porto – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s –, bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (Chryseia) e, o seu mais recente, Quinta da Fonte Souto, no Alto Alentejo. A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro, com 26 quintas a perfazer 2.420 hectares, dos quais 1.114 de vinha. As vinhas são geridas sob princípios de sustentabilidade, sendo que 130 hectares têm certificação biológica – a maior área de vinha biológica no Douro. A família tem efetuado investimentos significativos em I&D na viticultura, para adaptação às alterações climáticas, e promove um ambicioso plano de sustentabilidade denominado ‘Missão 2025’, que integra um conjunto de metas. Em 2019, a empresa alcançou a certificação B Corporation, tornando-se na primeira empresa de vinhos em Portugal a dar este importante passo, juntando-se a uma comunidade global empresarial auditada segundo os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, com o compromisso de usar o negócio como uma força para o bem.


8 de março de 2022

Informações à comunicação social:
http://www.centraldeinformacao.pt

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative o Ad Blocker neste site