RegiõesSaúde

União das Misericórdias Portuguesas mobiliza Santas Casas para acolhimento de cidadãos e famílias da Ucrânia

Apoio humanitário dá resposta a desafio lançado pelo GovernoApoio humanitário dá resposta a desafio lançado pelo Governo

Apoio humanitário de Misericórdias que reúnam condições pode envolver alojamento temporário e criação de postos de trabalho.

Lisboa, 26 de fevereiro de 2022 – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) apelou às Santas Casas de todo o país para acolherem cidadãos da Ucrânia, no seguimento da invasão da Rússia a este país.

Este apelo humanitário decorre no âmbito do desafio lançado pelo Governo às Misericórdias, para se mobilizarem para esta operação de emergência, no que respeita ao acolhimento e apoio a cidadãos ucranianos que pretendam refugiar-se em Portugal.

Para dar resposta à crise humanitária na Ucrânia, as Misericórdias Portuguesas, que reúnam condições, poderão disponibilizar alojamento temporário e postos de trabalho para cidadãos ucranianos, especialmente para os que têm vindo a abandonar o país, devido à invasão russa.

Para Manuel de Lemos, Presidente da UMP, a mobilização das Santas Casas faz parte da missão e compromisso das Misericórdias, reforçando que “a nossa história já comprovou a força das Misericórdias na ajuda humanitária e em tempos de emergente incerteza social. A mobilização de todos é, acima de tudo, a nossa obrigação”.

O desafio de apoio humanitário das Misericórdias foi lançado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, à UMP num momento em que a “Europa e o mundo vivem momentos difíceis e de severa complexidade com o aparente início de uma guerra que inevitavelmente pode provocar muitas mortes e também a inevitável deslocação de milhares de pessoas para fora dos seus territórios”. Perante este cenário, a resposta foi imediata, conforme revela Manuel de Lemos: “Tendo bem presente a nossa natureza e missão, respondemos afirmativamente, sem hesitar, ao desafio”.

Para definir o apoio que pode ser dado a esta população, a UMP está já a fazer um levantamento da assistência que cada Santa Casa pode prestar, para integrar cidadãos ucranianos em postos de trabalho, em respostas e serviços das Misericórdias, e para disponibilizar alojamento temporário para estas famílias, num primeiro momento, aquando da chegada a Portugal. Pretende-se, segundo Manuel de Lemos reforçou, “que estes cidadãos, após a sua integração em postos de trabalho nas Misericórdias, se autonomizem economicamente e em termos de habitação”.

Sobre a União das Misericórdias Portuguesas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

Enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais, participando ativamente na definição e execução de políticas públicas sociais, com o objetivo de assegurar respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar da população.

Para mais informações contactar:

CV&A | Inês dos Santos – Tlm. 939 743 102 – E-mail. is@cunhavaz.com  UMP| Bethania Pagin- Tlm. 927 983 122 – Email. comunicacao@ump.pt

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative o Ad Blocker neste site